sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Shunsuke Nakamura

Shunsuke Nakamura (中村俊輔 Nakamura Shunsuke; Nascido em 24 de Junho de 1978) jogador de futebol profissional, atualmente um dos destaques da seleção japonesa JFA.

Nakamura é um meio-de-campo criador de jogada e desempenha um papel pelo lado direito no Celtic. Pode atuar também pelo lado esquerdo do campo e pelo centro, já que é canhoto.

É um jogador que possui uma boa visão de jogo e bons passes, mas destaca-se como um grande cobrador de faltas.

Em 2002, ele se mudou para a Itália para jogar pelo Reggina, onde disputou 31 partidas e marcou sete gols, ajudando o clube a permanecer na Série A. Mas, como seu compatriota Hidetoshi Nakata descobriu, a vida na Itália nem sempre era fácil e, nos anos seguintes, ele batalhou para ser titular na equipe. No verão de 2005, ele deixou o sul da Itália para aceitar a oferta do Celtic de e enfrentar um novo desafio na Escócia.

Rapidamente conquistou os corações dos torcedores e do técnico do Celtic, Gordon Strachan, que descreveu Nakamura como "um nível acima dos outros". Zico também esperava que as exigências do futebol escocês ajudem Nakamura com um possível ponto fraco. "Ele será marcado bem de perto pelos zagueiros e, portanto, precisa trabalhar duro para melhorar na parte física", disse Zico. "A força física o ajudará a jogar ainda melhor".

Como foi dito pelo próprio Zico e por Gordon Strachan :Nakamura se destaca, ele tem "algo" a mais que os outros jogadores. 'Ele é genial, mas também temos estatísticas de que ele percorre em campo uma distância maior que qualquer outro jogador no time, então ele tem tudo isso'.

Dentre outros feitos é Bi campeão Escocês 2005/2006-2006/2007 tendo sido eleito melhor jogador da temporada 2006/2007 pela SPL marcando um gol aos 48 do segundo tempo selando o 41º título escocês do Celtic.


Entre os vários armadores talentosos do Japão, Shunsuke Nakamura tem trabalhado duro para provar que Philippe Troussier estava errado ao deixá-lo de fora da seleção que disputou a Copa do Mundo FIFA 2002 e vem desenvolvendo sua excepcional habilidade em cobranças de faltas e suas assistências letais.

Sob o comando do técnico, Zico, Nakamura teve atuações brilhantes pelo Japão de forma consistente, levando seu país a conquistar o bicampeonato da Copa da Ásia em 2004 na China e brilhando durante a Copa das Confederações da FIFA Alemanha 2005, tendo sido eleito 3º melhor da competição.

Nakamura foi o único astro que atua no exterior a ser convocado por Zico quando o Japão foi à Copa da Ásia com uma equipe visivelmente fraca. Ele se destacou e teve atuações excelentes, criando gols e marcando aquele que talvez tenha sido o mais bonito de todo o torneio, na vitória por 1-0 sobre Omã. Quando o Japão levantou a taça, Nakata foi escolhido o melhor jogador da competição.

Ele deixou excelente impressão na Copa das Confederações da FIFA (2005) quando deu o passe para Masashi Oguro marcar o único gol da partida em que o Japão derrotou a campeã européia, a Grécia. Contra o Brasil, na partida seguinte, ele achou o caminho do gol com um chute magnífico de perna esquerda e cobrou uma falta venenosa que estourou na trave, antes de Oguro apanhar o rebote e igualar o marcador nos minutos finais do empate em 2-2.

Na Copa do Mundo- Alemanha 2006, o camisa 10 do Japão, não conseguiu mostrar todo o seu futebol, assim como vários outros astros. Marcou apenas um gol e o Japão foi eliminado na 1° fase, com duas derrotas e um empate


Nenhum comentário: