terça-feira, 1 de abril de 2008

Eric Cantona


Éric Daniel Pierre Cantona (24 de Maio de 1966 em Marselha, França) é um ex-jogador francês de futebol. Ele terminou a carreira de futebolista no Manchester United, onde ganhou quatro títulos do campeonato inglês em cinco anos, incluindo duas "dobradinhas" com a Copa da Federação.

Cantona é sempre lembrado como tendo sido um dos personagens principais no ressurgimento do Manchester United como uma potência no futebol, sendo o maestro da equipe nos anos noventa.

Não disputou Copas do Mundo; a França falhou ao classificar-se para as de 90 e 94. Em 1995, Cantona foi suspenso por ter agredido um torcedor do Crystal Palace em jogo do campeonato inglês, o que o impediu por um tempo de jogar também pela França. Às vésperas da Copa de 1998, a suspensão já havia acabado, mas Cantona, apesar de estar no seu auge no Manchester, não foi chamado pelo técnico Aimé Jacquet, que já tinha reconstruído a seleção com jogadores novos, liderados por Zinedine Zidane. Cantona deixou de jogar futebol naquele mesmo ano e até hoje mostra-se ressentido por não ter participado da conquista do título daquela Copa, declarando que passou a torcer pela Inglaterra.

Em 2000 ele foi votado o jogador do século no Manchester. Hoje, é o apresentador de anúncios publicitários de uma empresa de artigos desportivos, além de treinador da seleção francesa de futebol de praia. Também apareceu em comerciais da Nike pelo Jogo Bonito.


Nenhum comentário: