quarta-feira, 5 de março de 2008

Campeonato Brasileiro 1980 - Flamengo 3 X 2 Atlético MG

O Campeonato de 1980 teve início em 23 de janeiro e término em 1º de junho. No total foram realizados 307 jogos, com 44 clubes participantes. Foram marcados 826 gols, com média de 2,69 por jogo. A média de público foi de 20.792 pagantes por partida.

Com campanhas quase idênticas, Flamengo e Atlético Mineiro chegam à final do Brasileirão de 1980 prometendo uma disputa muito equilibrada. O Galo tinha um verdadeiro esquadrão, com Reinaldo, Palhinha, Cerezo e Éder Aleixo, e era o favorito. Mas o no lado rubro-negro figuravam craques como Zico, Júnior, Nunes, entre outros.

Na primeira partida, em Belo Horizonte, o Atlético venceu por 1 a 0, num jogo muito equilibrado. A vitória daria para os mineiros a vantagem do empate, enquanto o Flamengo precisaria vencer de qualquer maneira para garantir o primeiro título nacional da sua história.

O segundo jogo, realizado na tarde de 1º de junho de 1980, começou muito tenso, com as duas equipes errando muitos passes. Com tanto nervosismo, o primeiro gol não demorou a sair: aos 6 minutos, Zico recebe um passe errado e toca para Nunes, que não perdoa: Flamengo 1 a 0.

A resposta atleticana foi mais rápida do que seus próprios torcedores pudessem imaginar. No primeiro ataque do Galo após a saída de bola, o zagueiro rubro-negro Minguato falha e deixa Reinaldo livre para empatar a partida. Isto apenas um minuto depois do gol flamenguista.

A reação rápida deu moral aos mineiros, que passaram a dominar a partida. Apesar disso, perdiam muitas chances de gol. Como já dizia o ditado, "quem não faz, toma": o Flamengo desempatou já nos 45 minutos da primeira etapa. Zico, dentro da área, chuta no canto esquerdo de João Leite. O rubro-negro terminou o primeiro tempo em vantagem, mas isto não refletia a realidade da partida.

A etapa final começou com o Flamengo partindo pra cima, perdendo grandes chances de ampliar o placar. Mas o Atlético, por sua vez, usava seus rápidos contra-ataques envolvendo Palhinha e Reinaldo. O jogo estava totalmente indefinido, sendo que as duas equipes poderiam chegar ao gol.

Aos poucos, o Galo ia ganhando terreno e dominando a partida. Porém sofreu um duro golpe: o atacante Reinaldo sente a perna em um lance e fica sem condições de jogo. O time mineiro já havia feito as duas alterações permitidas, e o jogador teve que permanecer no campo.

Mesmo contundido, Reinaldo arranca forças para empatar a partida aos 20 minutos. Com o placar de 2 a 2, o Atlético seria o campeão brasileiro. Minutos depois, porém, o herói passou a vilão. Reinaldo reclama com o árbitro José de Assis Aragão por um impedimento incorretamente marcado e é expulso. A discussão gera muito tumulto entre todos os jogadores, mas rapidamente a partida recomeça. Aragão, entretanto, ficou com a atrapalhada atuação nesta partida marcada na sua carreira, passando a ser chamado de "José de Assis Flamengão".

No reinício do jogo, o Flamengo partiu para o tudo ou nada, indo todo para o ataque. A pressão deu resultado: aos 36 minutos, Nunes, com um belo gol, faz o gol do título rubro-negro. A festa começava no Maracanã, já que, com um homem a menos, o Galo já não tinha mais poder de reação. O Flamengo conquistava, assim, o primeiro título nacional de sua história.

ATLÉTICO/MG 1 x 0 FLAMENGO
(1º jogo)
data - 28 maio de 1980
estádio - Mineirão
Atlético/MG - João Leite – Orlando (Marcus Vinícius), Osmar, Wilsinho, Jorge Valença – Chicão, Toninho Cerezo, Palhinha – Pedrinho, Reinaldo e Éder. Técnico: Procópio Cardoso.
Flamengo - Raul – Carlos Alberto, Rondinelli (Nélson), Marinho, Júnior – Andrade, Carpegiani, Tita – Reinaldo, Nunes e Carlos Henrique (Anselmo). Técnico: Cláudio Coutinho.
gol - Reinaldo
árbitro - Romualdo Arppi Filho

FLAMENGO 3 x 2 ATLÉTICO/MG
(2º jogo)
data - 1 junho de 1980
estádio - Maracanã
Flamengo - Raul – Toninho, Manguito, Mmarinho, Júnior – Andrade, Carpegiani (Adílio), Zico, Tita – Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.
Atlético/MG - João Leite – Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo), Jorge Valena – Chicão, Toninho Cerezo, Palhinha – Pedrinho, Reinaldo e Éder. Técnico: Procópio Cardoso.
gol - Nunes (2), Zico, Reinaldo (2)
árbitro - José de Assis Aragão

http://www.gazetaesportiva.net/



Nenhum comentário: