terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

José Luis Chilavert

José Luis Félix Chilavert González, mais conhecido como Chilavert, (Luque, 27 de julho de 1965) é um ex-futebolista paraguaio.

Foi o goleiro da seleção do Paraguai e do clube argentino Vélez Sarsfield (onde ganhou vários títulos, dentre eles o de campeão argentino, da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes) por muitos anos. É conhecido por ser, o segundo goleiro que marcou o maior número de gols da história, totalizando 62 gols em partidas oficiais, sendo 45 de pênaltis, quinze de faltas e dois com a bola em jogo.

Chilavert mudaria para sempre a história do futebol argentino (e, principalmente, do Vélez Sarsfield) com seus gols e suas provocações. Nos clássicos contra o Boca Juniors, costumava ser recebido com ovos e tomates e respondia com gestos obscenos e apontando para a genitália. Seu gênio forte já lhe rendeu suspensões como, por exemplo, no jogo do Paraguai contra o Brasil em que cuspiu no rosto do jogador Roberto Carlos após o encerramento da partida. Chilavert fechou a carreira em 2004, aos 39 anos. Ele também se destacou por fazer um gol de meio de campo no jogo contra o River Plate.

Chilavert teve os seguintes títulos individuais: Melhor Jogador e Melhor Goleiro do camp.argentino:1996 Melhor Goleiro mundial da França:98 Melhor Goleiro do Mundo:1995,1997,1998,1999 Melhor Jogador do Ano:1996,1999 Melhor Jogador da América:1996



Nenhum comentário: