segunda-feira, 14 de abril de 2008

Paolo Maldini


Paolo Maldini (Milão, 26 de junho de 1968) é um futebolista italiano, filho de Cesare Maldini, que atualmente joga no Milan. É considerado um dos maiores atletas da história do futebol.

Em 1995, Maldini foi escolhido pela FIFA o 2º melhor jogador do mundo, perdendo para George Weah.

Maldini dedica toda a sua carreira à equipe com a qual cresceu e amadureceu como homem e profissional, o Milan, na qual chega logo em 1978 para o time infantil. Foi lançado na Serie A por Nils Liedholm, em 20 de janeiro de 1985, em um jogo contra a Udinese. É o jogador que mais atuou na Serie A italiana, tendo colecionado mais de 800 partidas na competição e somando todos os jogos pelo clube rossoneri esse número passa dos 900, igualando o recorde de Dino Zoff, um recorde absoluto. Marcou nestes jogos 28 gols. Paolo Maldini esteve presente em 72 partidas da Taça de Itália, mas apenas por uma vez conquistou o troféu, enquanto as seis participações na Supertaça nacional lhe renderam cinco títulos.

Nas competições europeias o jogador italiano também somou vários troféus. Por 118 vezes jogou na Liga dos Campeões, tendo sido por cinco vezes campeão europeu, mas o mesmo não aconteceu na Taça UEFA, em 20 jogos não conquistou nenhuma vez o título. Os sete encontros que disputou na Supertaça europeia renderam quatro troféus, enquanto em cinco partidas na Copa Intercontinental, somou duas.

A estes números juntam-se também ainda um jogo num torneio reconhecido pela federação italiana e um outro correspondente ao desempate para participar na Taça UEFA em 1987 Possui pelo menos dois grandes recordes: é o jogador que mais ficou temporadas na Serie A com a mesma equipe, com 22 campeonatos consecutivos; e ainda o autor do gol mais rápido de uma final de Liga dos Campeões - em 2005, contra o Liverpool, aos 52s-. O capitão anunciou sua aposentadoria ao final da temporada 07/08, devido a sérias lesões a qual passou ao longo de sua carreira. Maldini deixará no futebol como sucessores os seus filhos Cristian e Daniel que já treinam nas categorias de base do Milan.

Teve seu milésimo jogo na carreira, no jogo contra o Parma, no dia 16 de fevereiro de 2008 pelo Campeonato Italiano.

Retirou-se da Nazionale após a Copa do Mundo de 2002. É o futebolista com mais presenças com a camisa da Itália, tendo disputado 127 partidas, das quais 74 como capitão. Marcou ainda 7 gols.




Nenhum comentário: